quinta-feira, 12 de abril de 2012

Navegar é preciso!

Esther Lobo de Farias


Para muito além de apenas transmitir o conhecimento, nós, educadores, temos agora o grande desafio de promover a aprendizagem significativa e a construção coletiva do conhecimento, propiciando a este novo aprendiz as condições necessárias para que ele possa ler e interpretar o mundo a sua volta, e assim, lidar melhor com as características da sociedade atual, que valoriza a autonomia dos indivíduos na busca constante por novas aprendizagens.
Neste sentido, o ensino pautado nessas características, requer dos profissionais da educação uma série de competências e habilidades para desenvolver uma pedagogia mais eficiente e mediada pelas novas tecnologias e mídias digitais.
Dessa forma, a inclusão digital é indispensável e a informática educativa constitui-se numa grande aliada para garantir a sustentabilidade das instituições educativas.
Por outro lado, é difícil deixar para trás velhos paradigmas e lançar-se ao mar em busca do desconhecido, mas foi exatamente assim que os grandes navegadores descobriram as Américas.
Nós educadores, também podemos ter boas surpresas quando deixamos de lado nossos medos e decidimos enfrentar o desconhecido.
Não podemos mais ignorar a influência das novas tecnologias na vida das pessoas e da sociedade como um todo. Ao contrário, a escola pode e deve utilizar as TIC como mais um recurso para dinamizar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Como disse o famoso velejador Amyr Klink: "O pior naufrágio é daquele que nunca saiu do porto". E nesse aspecto: navegar é preciso!

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